Navegação Página InicialNotícias (Histórico)Universidade de C...   Segunda-feira, 21 de Abril de 2014 Português English

Notícias - Histórico

Aceleradora   Concursos de bolsa
  Formação   Geral   Incentivos   Incubadora   Notas de Imprensa   Prémios   Transf. Tecnologia e PI

Universidade de Coimbra distingue melhores ideias de negócio

Uma tecnologia de aquisição de dados geográficos (iNovmapping), uma plataforma sem fios para obtenção imediata de toda a informação disponível sobre um qualquer assunto (BTCast), um projecto de desenvolvimento de novos fármacos anti-cancerígenos mais activos e menos tóxicos (LEAD), um dispositivo médico portátil para avaliação do sucesso da aplicação de um fármaco (BlueWorks), uma plataforma tecnológica para produção de transportadores de agentes farmacológicos (Smart Medicines) e uma cadeia de desenvolvimento com recurso a software 3D para fabricação automatizada de objectos (Atelier da Fábrica). Forem estes os projectos vencedores do concurso de ideias de negócio Arrisca Coimbra ’09, hoje anunciados na cerimónia de atribuição de prémios que decorreu no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

Os sete prémios atribuídos foram distribuídos da seguinte forma: Prémios IAPMEI (no valor de 2500 Euros na elaboração do plano de negócios) e DNA Saúde (no valor de 1000 Euros) para o projecto LEAD, Prémio InovCapital (no valor de 5000 Euros) para o projecto Smart Medicines, Prémio IEFP (no valor de 3000 Euros) para o projecto Atelier da Fábrica, Prémio Universia (no valor de 1000 Euros) para o projecto BTCast, Prémio Coimbra Inovação Parque (no valor de 500 Euros na elaboração do plano de negócios) para o projecto BlueWorks e Prémio IPN-Incubadora (incubação virtual gratuita durante um ano) para o projecto iNovmapping.

Os projectos vencedores foram escolhidos entre os 45 candidatos à segunda edição do Arrisca Coimbra, de acordo com os critérios de viabilidade, originalidade, perfil dos promotores, capacidade de síntese e sustentabilidade. Puderam concorrer pessoas individuais ou equipas até cinco elementos em que pelo menos um destes fosse estudante ou recém-diplomado do Ensino Superior de Coimbra há menos de três anos.

O Arrisca Coimbra ‘09 é organizado pela Universidade de Coimbra, Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, IPN-Incubadora, Associação Comercial e Industrial de Coimbra, Clube de Empresários de Coimbra e Associação Nacional de Jovens Empresários, integrando-se no âmbito da iniciativa Coimbra Criativa e Empreendedora.

Na primeira edição do concurso, organizada em 2008, foram premiados projectos que visavam a criação de fármacos mais baratos, a produção de biodiesel a partir da reciclagem de óleos vegetais e a aplicação de tecnologias de geração virtual em painéis de natureza diversa.

Fonte: Ciencia.PT

Inserido em 16-11-2009