Painel Principal  :  Detalhes do concurso
Detalhes do concurso
 
Concurso  
 
Referência IPN/LIS/2016/CON14
Unidade Laboratório de Informática e Sistemas
Área Cientifica Engenharia Electrotécnica e Informática
Local de realização Instituto Pedro Nunes
Apoio
Nome Logótipo
PT2020 Co-promoção
Orientador Paulo Rupino da Cunha
Instituição do orientador Departamento de Engenharia Informática
Categoria do orientador Professor auxiliar
Objectivos O projecto InsightZai é um projecto em co-promoção que tem como parceiros a Feedzai e o Instituto Pedro Nunes.
A Feedzai é uma empresa dedicada à aplicação de técnicas de aprendizagem computacional e big-data para prevenção de fraude, que verifica diariamente mais de $1500M de dólares em pagamento, o que corresponde a mais de 20M transacções/dia, em tempo real. Até este momento, o foco da Feedzai tem-se centrado nos ambientes de execução (runtime), o que lhe permitiu atingir os números acima referidos. No entanto, continua a existir um problema a montante: os cientistas de dados. Ter um motor de aprendizagem e scoring em tempo real não é suficiente. É necessário ter todo o ambiente de modelação que permita criar modelos de forma eficaz. O projeto InsightZai visa resolver este problema, com especial aplicação à área de prevenção de fraude, mas sem descurar outros domínios como análise de risco na área de seguros ou em pagamentos alternativos. O objectivo é criar uma plataforma completa que aumente de forma drástica a produtividade de cientistas de dados, permitindo ao mesmo tempo democratizar a profissão, tornando-a acessível a outros perfis menos especializados, e.g., analistas de negócio/ fraude. Para resolver estes desafios, será aplicada a vasta experiência da Feedzai na área da ciência de dados, aprendizagem computacional e deteção de fraude. Esta será complementada com a colaboração do IPN na realização de trabalhos ao nível da criação de protótipos, projetos-piloto e estudos de experiência de utilização sobre a componente de modelação de modo a garantir os melhores resultados possíveis.
Tema do plano de trabalhos Criação de protótipos, projetos-piloto e estudos de experiência de utilização sobre a componente de modelação de modo a garantir os melhores resultados possíveis.
Plano de trabalhos A1 - Construção protótipos InsightZai v1 - Modelação
T1.1 - Construção de protótipos e realização experiências-piloto
T1.2 - Realização de estudos de usabilidade


A2 - Construção protótipos InsightZai v2 - Exportação de Modelos para Ambiente de Execução
T2.1 - Construção de protótipos e realização experiências-piloto;
T2.2 - Realização de estudos de usabilidade


A3 - Construção protótipos InsightZai v3 - Versão Final
T3.1 - Construção de protótipos e realização experiências-piloto
Tipo de bolsa BI - Bolsa de Investigação
Montante 980.00
Renovável Sim
Método de pagamento Mensal
Duração 6 meses
Número de bolsas 2
Destinatários Mestre em Engenharia Informática (980?) ou Licenciados em Engenharia Informática (745?)
Documentação a entregar a) Cópia de documento de identificação válido (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou Passaporte);
b) Curriculum Vitae do candidato;
c) Certificados de habilitações de todos os graus académicos obtidos, com média final e com as classificações em todas as disciplinas realizadas;
Estado Concluído
Data de anúncio 2016-12-23
Data de início para entrega de candidaturas 2017-01-07
Data limite para entrega de candidaturas 2017-01-20