Painel Principal  :  Detalhes do concurso
Detalhes do concurso
 
Concurso  
 
Referência IPN/LAS/2014/CON6
Unidade Laboratório de Automática e Sistemas
Área Cientifica Engenharia Electrotécnica e Informática
Local de realização IPN LAS
Apoio
Nome Logótipo
Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico
Orientador Jorge Dias
Instituição do orientador Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Categoria do orientador Professor associado com agregação
Objectivos Participação no projecto INOVWINE II (www.inovwine.com), orientado para a agricultura de precisão, tirando partido das mais recentes tecnologias de redes de sensores sem fios e RFIDs.
A agricultura de precisão apresenta-se como uma importante mais valia para o sector agrícola, permitindo efectuar uma melhor gestão das culturas maximizando a produção e reduzindo custos, tendo em conta aspectos como a variabilidade do solo ou os microclimas.
Assim, o INOVWINE II tem como principal objectivo aumentar de forma sustentável a produtividade das vinhas, aplicando agricultura de precisão na gestão da vinha e da sua produção.
Tema do plano de trabalhos Desenvolvimento de um sistema eletrónico de dispositivos para monitorização remota dos fatores abióticos associados à vinha. Serão desenvolvidos módulos associados à otimização do sistema de monitorização remota. Participará também no desenvolvimento de sistema de identificação baseado em tecnologia RFID para referenciação de vinhas. O bolseiro desempenhará ainda tarefas relativas à integração e testes do sistema, tanto a nível laboratorial como no terreno.
Plano de trabalhos 1. Desenvolvimento de um sistema eletrónico de dispositivos para monitorização remota dos fatores abióticos associados à vinha;
2. Desenvolvimento de um sistema de identificação baseado em tecnologia RFID para referenciação de vinhas;
3. Integração dos módulos desenvolvidos;
4. Testes de Laboratório;
5. Testes em ambiente real.
Tipo de bolsa BI - Bolsa de Investigação
Montante 980.00
Renovável Sim
Método de pagamento Mensal
Duração 6 meses
Número de bolsas 1
Destinatários Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (obrigatório), Bons conhecimentos de programação C/C++ (obrigatório), Bons conhecimentos de electrónica (obrigatório), Valoriza-se experiência em desenho de placas de circuito impresso (PCBs), Valoriza-se experiência no desenvolvimento de sistemas baseados em microcontroladores, Bons conhecimentos de Inglês, Grande sentido de responsabilidade, Capacidade para estabelecer relações interpessoais/comunicação, Gosto pelo trabalho em equipa.
Documentação a entregar a) Cópia de documento de identificação válido (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou Passaporte);
b) Curriculum Vitae do candidato;
c) Certificados de habilitações de todos os graus académicos obtidos, com média final e com as classificações em todas as disciplinas realizadas;
Estado Concluído
Data de anúncio 2014-04-11
Data de início para entrega de candidaturas 2014-04-30
Data limite para entrega de candidaturas 2014-05-14