Painel Principal  :  Detalhes do concurso
Detalhes do concurso
 
Concurso  
 
Referência IPN/LIS/2014/CON2
Unidade Laboratório de Informática e Sistemas
Área Cientifica Engenharia Electrotécnica e Informática
Local de realização Instituto Pedro Nunes
Apoio
Nome Logótipo
Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico
Orientador Carlos Lisboa Bento
Instituição do orientador Departamento de Engenharia Informática
Categoria do orientador Professor associado com agregação
Objectivos A agricultura de precisão apresenta-se como uma importante mais-valia para o sector agrícola, permitindo efectuar uma melhor gestão das culturas maximizando a produção e reduzindo custos, tendo em conta aspectos como a variabilidade do solo ou os microclimas que são comuns no sector da vinha.
O projeto InovWine II (www.inovwine.com), tem como principal objectivo aumentar de forma sustentável a produtividade das vinhas e a eficiência dos processos da vitivinicultura através de um sistema constituído por uma Wireless Sensor Network (WSN), Radio-Frequency IDentification (RFID) instalados nas vinhas e informação inserida pelos produtores num dispositivo móvel. A aplicação para dispositivos móveis a desenvolver deverá utilizar técnicas para melhorar o posicionamento e orientação obtidos pelos seus componentes (GPS, sensores movimento, etc.) e formas inovadoras de representação de conteúdo virtual (realidade aumentada) utilizando imagens obtidas pela sua câmera.
Tema do plano de trabalhos Definição de requisitos e desenvolvimento de um sistema de Realidade Aumentada e de um sistema de correcção dos erros de posicionamento
Plano de trabalhos Fase 1: Aprofundamento de requisitos do sistema de realidade aumentada
Para a construção de um sistema de realidade aumentada, adequado ao contexto da Agricultura de Precisão, será necessário realizar um estudo de técnicas para melhorar o posicionamento e orientação obtidos pelo dispositivo móvel. Será também alvo de estudo, a forma de correlacionar o movimento do dispositivo móvel com o movimento do ambiente 3D gerado.
Esta tarefa culmina com a selecção de um motor de realidade aumentada, garantindo que este seja capaz de apresentar o conteúdo fornecido pela plataforma InovWine, sobreposto geograficamente na vinha, com a maior precisão possível.
Fase 2: Desenvolvimento de um sistema de correcção dos erros de posicionamento e de obtenção do azimute
Esta tarefa tem como objectivo o desenvolvimento de um sistema que permita minorar os erros de posicionamento e de obtenção de azimute encontrados durante o desenvolvimento do projecto InovWine I.
Os erros de posicionamento serão reduzidos filtrando as strings NMEA obtidas pelo leitor GPS do dispositivo móvel, com exclusão daquelas que apresentem valores elevados de erro. Assim será conseguida uma maior precisão, em detrimento da velocidade de resposta na obtenção do posicionamento.
Os erros de azimute serão minimizados utilizando o magnetómetro e acelerómetro do dispositivo móvel através da aplicação de um filtro à leitura, em detrimento do valor processado pelo sensor de orientação, de forma a reduzir o impacto de movimentos prejudiciais ao cálculo, tais como tremor da mão do utilizador, vento ou oscilações nas leituras do equipamento.
Fase 3: Desenvolvimento do sistema de Realidade Aumentada
O objectivo desta tarefa é a construção de um sistema de realidade aumentada, com recurso ao motor de realidade aumentada selecionado na fase 1 e ao sistema de correcção dos erros de posicionamento e de obtenção do azimute, a desenvolver na fase 2. A este motor de realidade aumentada serão efectuadas alterações que permitam a representação do conteúdo virtual a ser apresentado ao utilizador, utilizando a câmara do dispositivo móvel para fornecer o contexto real da aplicação, e, recorrendo aos métodos obtidos na fase 2. Esta representação irá sobrepor, de forma geometricamente precisa, o conteúdo virtual gerado à imagem obtida pela câmara do dispositivo móvel.
Tipo de bolsa BI - Bolsa de Investigação
Montante 980.00
Renovável Sim
Método de pagamento Mensal
Duração 6 meses
Número de bolsas 1
Destinatários Mestres Engenharia Informática ou equivalente
Documentação a entregar a) Cópia de documento de identificação válido (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou Passaporte);
b) Curriculum Vitae do candidato;
c) Certificados de habilitações de todos os graus académicos obtidos, com média final e com as classificações em todas as disciplinas realizadas;
Estado Concluído
Data de anúncio 2014-01-14
Data de início para entrega de candidaturas 2014-01-29
Data limite para entrega de candidaturas 2014-02-11