IPN - Instituto Pedro Nunes - Act In Space 2020

Act In Space 2020

Save the Date: Act In Space 2020
14 E 14 DE NOVEMBRO

O ActInSpace® vai decorrer em simultâneo em 84 cidades de todo o mundo. Os participantes têm 24 horas para desenvolver soluções inovadoras que respondam aos desafios lançados. A equipa portuguesa vencedora vai disputar o primeiro lugar na final internacional, em Toulouse, França, a 24 e 25 de fevereiro de 2021.

Nos dias 13 e 14 de novembro, o Instituto Pedro Nunes (IPN) promove a mais importante competição internacional dedicada a aplicações espaciais, o ActInSpace®, que vai decorrer em simultâneo em 44 países e 84 cidades de todo o mundo. É uma iniciativa coordenada pela Agência Espacial Francesa, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Aerospace Valley, e que em Portugal é promovida pelo Instituto Pedro Nunes – através do ESA Space Solutions Centre Portugal, este ano com a grande colaboração do projeto INFANTE.

Dirigido a estudantes e empreendedores de todas as áreas, o ActInSpace® vai reunir, durante 24 horas, equipas que vão ter de desenvolver soluções inovadoras com tecnologias espaciais com base nos desafios estabelecidos pelos organizadores e parceiros do evento. Os interessados já podem inscrever-se em https://actinspace.org/register, e começar já a pensar no desafio mais aliciante.

Os participantes terão o apoio de mentores, profissionais nas áreas de gestão de negócios, criação de empresas e inovação tecnológica e peritos técnicos. Na edição de 2020, que em Portugal será inteiramente online, o INFANTE - Satélite para aplicações marítimas e comunicações a partir de constelações é um parceiro chave. Haverá, por isso, muito para quem tem interesse não só pelas aplicações terrestres, mas também sobre as infraestruturas que possibilitam que o espaço facilite as nossas vidas.

A equipa portuguesa vencedora vai disputar o primeiro lugar na final internacional que vai decorrer nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Toulouse, França. Esta viagem, é parte do prémio Act In Space 2020 em Portugal!

As equipas com ideias mais promissoras vão também receber apoio dos Centros de Incubação da ESA e seus parceiros para que possam acelerar os seus projetos.

O INFANTE - Satélite para aplicações marítimas e comunicações a partir de constelações (POCI-01-0247-FEDER-024534) é um projeto mobilizador, financiado ao abrigo do SISTEMA DE INCENTIVOS À INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO (SI I&DT) AVISO Nº 10/SI/2016.

de 13 a 14 de Novembro de 2020