IPN - Instituto Pedro Nunes - Procuraram-se soluções para combater o COVID-19 a partir de dados do espaço

IPN     IPN Incubadora
Procuraram-se soluções para combater o COVID-19 a partir de dados do espaço
Aceleradora
Geral
Incubadora
Prémios
 



A competição internacional Copernicus Masters vai premiar produtos e serviços inovadores que utilizem dados de observação da Terra obtidos pelo satélite europeu Copernicus. Em tempo de pandemia, a competição encoraja as empresas a participarem com projetos que possam apoiar a luta contra a COVID-19. Já três empresas portuguesas foram premiadas em edições anteriores.


O Instituto Pedro Nunes (IPN) desafia as empresas portuguesas a participarem na competição internacional Copernicus Masters, que vai premiar produtos e serviços inovadores que utilizem dados de observação da Terra do satélite europeu Copernicus. As candidaturas decorrem até ao dia 30 de junho.

O Copernicus Masters é uma iniciativa organizada pela AZO – Space of Innovation e pela Agência Espacial Europeia. O objetivo é dar resposta a importantes desafios atuais de áreas tão diversas como a saúde, energias renováveis, proteção ambiental, agricultura inteligente, gestão de catástrofes, cidades inteligentes, de entre outras. Em tempo de pandemia, a competição encoraja especialmente as empresas a participarem com projetos que possam apoiar a luta contra a COVID-19.

O IPN, enquanto parceiro regional desta competição e coordenador do ESA Space Solutions Portugal, está disponível para prestar aconselhamento aos interessados em candidatarem-se. No passado, empresas apoiadas pelo IPN, através do ESA Space Solutions Portugal, venceram já prémios do Copernicus Masters.

O Copernicus é o Programa de Observação da Terra da União Europeia, que analisa o nosso planeta e o seu ambiente em benefício de todos os cidadãos europeus. Oferece serviços de informação baseados na observação da Terra por satélite e dados in situ (não espaciais).

Atualmente, estão a ser utilizadas grandes quantidades de dados globais provenientes de satélites e de sistemas de medição terrestres, aéreos e marítimos para fornecer informações destinadas a ajudar os prestadores de serviços, autoridades públicas e outras organizações internacionais a melhorarem a qualidade de vida dos cidadãos da Europa. Os dados provenientes do Copernicus estão acessíveis aos utilizadores de forma gratuita e aberta.



Empresas portuguesas entre os vencedores de edições passadas


Três empresas portuguesas do Centro de Incubação de Empresas da ESA em Portugal (ESA BIC Portugal), coordenado pelo IPN, já foram premiadas pela competição Copernicus Masters.

A Space Layer Technologies, sediada no IPN, venceu em 2017 uma das categorias do concurso com o projeto SOUL (Sensor Observation of Urban Life), que utiliza dados de observação da Terra do programa Copernicus para fornecer, através de uma aplicação para smartphone, alertas sobre a qualidade do ar das cidades a pacientes com doenças respiratórias, ajudando a melhorar a saúde pública e evitando desnecessárias hospitalizações.

Em 2018, a CybELE venceu o prémio principal da competição com uma tecnologia que recorre às imagens de satélite para ser mais fácil identificar crimes ambientais.

No ano passado, a Theia, também sediada no IPN, foi premiada numa das categorias com uma aplicação que permite monitorizar o estado de infraestruturas rodoviárias através de dados de satélite.

Para além dos prémios monetários, os vencedores do concurso terão acesso a: especialistas, incubadoras de negócios, coaching de negócios, suporte técnico, instalações para testes, desenvolvimento de protótipos, publicidade, suporte de marketing e financiamento público.
 

Data

30 de Abril de 2020

Partilhar