Coimbra acolhe no dia 3 de dezembro o Fórum Transfronteiriço de Investimento CETEIS
Edifício D Instituto Pedro Nunes
Dirigido a Startups e PMEs em busca de financiamento, o evento realizar-se-á no Auditório do edifício D do Instituto Pedro Nunes, no âmbito do projeto CETEIS – Centros Transfronteiriços de Apoio ao Empreendedor Inovador. O programa irá incluir uma sessão de Elevator Pitch, com o objetivo de promover novos projetos inovadores da EUROACE (Euro-Região do Alentejo, Centro de Portugal e Extremadura de Espanha) junto de potenciais investidores, como sejam, Business Angels, Sociedades de Capital de Risco, Instituições de Financiamento e Banca.
A rede CETEIS – Centros Transfronteiriços de Apoio ao Empreendedor Inovador, convida-o a participar no
FÓRUM TRANSFRONTEIRIÇO DE INVESTIMENTO – FTI #FTICeteis, que irá decorrer no próximo dia
3 de dezembro no Auditório do Edifício D do Instituto Pedro Nunes, em Coimbra.
O Fórum Transfronteiriço de Investimento CETEIS conta com um programa de sessões em formato de mesa redonda compostas por importantes agentes do ecossistema local que irão debater sobre os desafios de escalabilidade e sobre as novas oportunidades de investimento em inovação na EUROACE.
A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição
aqui. Inscreva-se gratuitamente neste grande encontro transfronteiriço, especialmente desenhado para empresários inovadores e investidores (Business Angels, Sociedades de Capital de Risco, Instituições de Financiamento e Banca Comercial) da EUROACE – Euro-Região do Alentejo, Centro de Portugal e Extremadura de Espanha, e explore as potencialidades de cooperação para o financiamento de projetos inovadores de âmbito nacional e internacional que o #FTICeteis tem para oferecer.
ONDE: Coimbra - INSTITUTO PEDRO NUNES, Edifício D (Aceleradora)
QUANDO: 3 de dezembro de 2019
O FTI inclui um programa de conferências nas quais importantes agentes do ecossistema de empreendedorismo e inovação da EUROACE irão debater sobre os principais desafios de escalabilidade que as empresas instaladas neste território enfrentam e sobre as oportunidades de investimento em inovação existentes na região.
Reuniões B2B
O FTI é uma ótima oportunidade para fazer negócios, pois cada participante poderá agendar reuniões bilaterais com outras entidades presentes no evento, dispondo de uma agenda personalizada que lhe permitirá marcar múltiplas reuniões. Se tem interesse em financiar projetos inovadores, ou simplesmente deseja conhecer o mapa de recursos disponíveis na EUROACE.
Elevator Pitch
O evento contará com uma sessão de Elevator Pitch, em que serão apresentados, a um exclusivo painel de investidores, projetos inovadores da EUROACE que procurem financiamento. Os empreendedores interessados em participar deverão submeter as suas candidaturas até ao dia 22 de Novembro através de um formulário online, disponível
aqui.
Oradores
Este evento irá reunir importantes agentes do ecossistema de empreendedorismo e inovação da EUROACE, desde instituições de desenvolvimento regional a empresários, consultores e investidores, que irão abordar algumas das questões mais pertinentes nesta matéria.
A abertura do evento estará a cargo da Prof.ª Dr.ª Teresa Mendes, Presidente da Direção do Instituto Pedro Nunes, que dará as boas-vindas aos participantes, seguida por um painel de ilustres representantes institucionais oriundos das três regiões que compõem a EUROACE, que farão uma breve apresentação do panorama atual de investimento público em empreendedorismo e inovação neste território.
Durante a manhã, haverá duas sessões em formato de mesa redonda. A primeira será subordinada ao tema “ScaleUp Euroace: Como Superar os Desafios de Escalabilidade” e contará com a participação de empresários e consultores com vasta experiência em fazer crescer negócios. Quanto à segunda, cujo tema é “Investir + Inovar + Competir: Oportunidades de Investimento em Inovação na Euroace", contará com a participação de importantes instituições de financiamento em Portugal.
O encerramento do evento será da responsabilidade do Dr. Paulo Santos, Diretor Executivo da IPN Incubadora e Presidente do Conselho Executivo da RIERC – Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro, acompanhado por dois parceiros do consórcio CETEIS, o Dr. Francisco Pizarro, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da FUNDECYT-PCTEX e a Dr.ª Alexandra Correia, Coordenadora da Área de Apoio às Empresas da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, os quais farão um balanço dos objetivos já atingidos no âmbito do projeto CETEIS.
PROGRAMA
9.00 – 9.30h RECEÇÃO AOS PARTICIPANTES
9.30 – 10.00h SESSÃO INAUGURAL
10.00 - 11.00h Sessões Plenárias - 1ª Sessão: “ScaleUp Euroace: Como Superar os Desafios de Escalabilidade”
11.00 - 11.30h COFFEEBREAK
11.30 – 12.30h Sessões Plenárias - 2ª Sessão: “Investir + Inovar + Competir: Oportunidades de Investimento em Inovação na Euroace"
14.00 - 17.30h ELEVATOR PITCH & SPEED MEETINGS (COFFEEBREAK 30 MIN.)
17.30 - 18.00h SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Este evento realiza-se no âmbito do projeto CETEIS – Centros Transfronteiriços de Apoio ao Empreendedor Inovador, financiado pelo Programa Interreg – POCTEP 2014-2020, no qual participam 14 entidades da EUROACE (Euro-Região do Alentejo, Centro de Portugal e Extremadura de Espanha), incluindo a IPN Incubadora – Associação para o Desenvolvimento de Actividades de Incubação de Ideias e Empresas. O projeto CETEIS, cuja duração é de aproximadamente quatro anos, irá decorrer até ao final de 2019, contando com um orçamento total de 3.624.578 €, dos quais 2.718.433€ são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).