Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora
Apresentação pública resultados do projeto EWG
Geral
Laboratórios de I&DT
 
Decorreu, no passado dia 29 de novembro, no Instituto Pedro Nunes, a apresentação e disseminação pública de resultados do projeto Effi-World Glass (EWG), organizado pelos co-promotores BA Glass (líder do consórcio), Intermolde e Instituto Pedro Nunes, através do nosso Laboratório de Ensaios e Desgaste & Materiais (LED&MAT).

O seminário de divulgação de resultados contou com a presença de várias entidades empresariais e institucionais, dos quais se destacam a Agência Nacional de Inovação (ANI), representada pela Dra. Graça Caldeira.


Como objectivos globais, o projeto EWG visou a seleção e desenvolvimento de materiais para fabrico de moldes de embalagens de vidro que permitissem eliminar problemas de fissuração, oxidação, corrosão, adesão do vidro à superfície moldante e lubrificação, que possam ocorrer durante o processo de fabrico.

Neste sentido, pretendeu-se desenvolver soluções que possibilitem: o aumento das taxas de produção, o prolongamento do tempo de vida dos moldes, a diminuição dos intervalos de manutenção, a diminuição da taxa de rejeição do produto final e a eliminação da utilização de lubrificantes líquidos.

 

Data

31 de Janeiro de 2019