Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora
Projeto HeaLIQs4Cities em Groningen
Geral
Laboratórios de I&DT
 
Tem estado a decorrer em Groningen, o Healthy Living Room, o segundo evento do projeto Healthy Lifestyle Innovation Quarters (HeaLIQs4Cities). Depois do sucesso da Praça Vida+, organizado em Julho, em Coimbra, pelo Instituto Pedro Nunes e pela Universidade de Coimbra, cabe agora aos parceiros holandeses (UMCG, HANNN e Municipalidade de Groningen) a replicação do conceito.

Entre os dias 6 e 14 de outubro, ocorrendo em simultâneo com a Healthy Ageing Week, terá lugar na Grote Markt em Groningen, o Healthy Living Room. Aí, o cidadão poderá realizar avaliações grátis de estilo de vida, participar em masterclasses e contactar com atores locais das áreas de R&D.

Uma delegação constituída por membros do IPN, UC e UCPH estiveram presentes na Healthy Living Room, tendo-se seguido uma série de reuniões para discutir as atividades do HeaLIQs4Cites para 2019 bem como possibilidades de cooperação noutros projetos.


O projecto Healthy Lifestyle Innovation Quarters for Cities and Citizens (HeaLIQS4Cities) trata-se de um projeto europeu financiado pelo EIT Health, e resulta de uma colaboração entre o Instituto Pedro Nunes, a Universidade de Coimbra e o University Medical Center Groningen.

O HeaLIQS4Cities promove a interação entre cidadãos, academia local, PMEs e governo. Pretende-se que estes diferentes atores se encontrem em Lifestyle Innovation Quarters (LIQs): Fóruns abertos que decorrem durante grandes eventos de atividade física. No LIQ, os cidadãos irão realizar avaliações de estilo de vida, testar produtos inovadores das PMEs locais e participar em programas comunitários, todos focados em aprender sobre um estilo de vida saudável em um ambiente acessível. Os LIQs permitirão o mapeamento do estilo de vida e a busca de abordagens de estilo de vida bem-sucedidas na UE.


Data

12 de Outubro de 2018