Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora
II Edição do Programa de Incubação CETEIS
Geral
Incentivos
Incubadora
 
CONVOCATÓRIA PARA A II EDIÇÃO DO PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DE INICIATIVAS EMPREENDEDORAS INOVADORAS DA REDE CETEIS

A IPN Incubadora — Associação para o Desenvolvimento de Actividades de Incubação de Ideias e Empresas informa que está aberto o período de candidaturas à II Edição do Programa de Incubação CETEIS.

OBJETIVO
Trata-se de uma iniciativa da rede CETEIS – Centros Transfronteiriços de Apoio ao Empreendedor Inovador que visa apoiar os empreendedores durante a maturação, financiamento e lançamento de projetos baseados em inovação, com elevado potencial de crescimento e impacto no território (Euro-Região ACE – Alentejo, Centro e Extremadura).

Consulte aqui o Regulamento.

PRÉ-INSCRIÇÃO
Os candidatos deverão preencher um formulário, acessível através do website do CETEIS (www.ceteis.com) no menu do Programa de Incubação. O formulário de pré-inscrição estará ativo de 28 de Setembro a 21 de Outubro de 2018.

SELEÇÃO
As candidaturas serão avaliadas de 22 a 28 de Outubro de 2018 por gestores de projetos do CETEIS, que selecionarão um máximo de 5 projetos de empreendedores inovadores para incubação nos espaços disponibilizados pela IPN Incubadora, durante 8 meses, a partir do dia 2 de Novembro de 2018.

Os critérios específicos de avaliação são:
  1. Inovação e base científica, tecnológica ou de conhecimento em que o projeto é sustentado, bem como os elementos diferenciadores que a proposta de valor incorpora. Será positivamente avaliado que o modelo comercial inclua um plano de marketing, especificando o mercado potencial e o facto de que ele tenha uma projeção internacional. (25%)
  2. Potencial de aceleração, entendido como a capacidade do projeto chegar ao mercado num prazo máximo de 12 meses, com o apoio das ferramentas oferecidas pelo CETEIS. (5%)
  3. Escalabilidade, entendida como a capacidade do projeto para escalar a sua proposta de valor e oferecer um suficiente retorno do investimento, à parte de constituir-se como uma iniciativa viável que contribua para a dinamização do tecido empresarial. (10%)
  4. Viabilidade, entendida como a capacidade do projeto se autofinanciar e remunerar o capital investido num período de tempo curto ou médio. (10%)
  5. Qualificação, entendida como as competências e aptidões da equipa de promotores. Será positivamente avaliado o conhecimento da indústria e/ou exequibilidade do projeto. (25%)
  6. Efeito de tração. Será positivamente avaliada a utilidade dos serviços oferecidos pelo projeto para outras empresas com o propósito de aumentar a sua competitividade. (5%)
  7. Criação de emprego. Será avaliada muito positivamente a capacidade de criação de emprego revelada pelo projeto. (10%)
  8. RIS3. Será avaliado positivamente o encaixe do projeto em uma das áreas de especialização da EUROACE: Energia Renovável, TIC, Saúde, Agroalimentar, Turismo, Tecnologias Avançadas de Industrialização, Economia Verde e Circular, Tecnologias e Serviços para a Economia Social, Indústrias Criativas e Culturais, Aquacultura, Tecnologias para o Espaço. (10%)
Mais informação: http://s3platform.jrc.ec.europa.eu/map

PROGRAMA DE INCUBAÇÃO

A rede CETEIS oferece aos empreendedores inovadores um espaço de incubação durante os primeiros 8 meses de iniciativa, o que proporcionará o que é necessário para passar da ideia de negócios ao desenvolvimento do projeto de negócios e à criação da empresa. Cada um dos centros CETEIS irá alojar novos projetos empresariais nos seus espaços.

O programa de atividades da incubadora CETEIS será composto por:

CETEIS MENTOR
A cada projeto será atribuído um técnico especializado (tutor) que o apoiará no desenvolvimento da sua ideia empresarial e implementação do seu plano de ação. Além disso, serão realizadas sessões de orientação estratégica nas quais haverá uma rede de empresários e gestores destacados (mentores).

CETEIS ACADEMIA
Consiste num programa de formação que complementará os conhecimentos do empreendedor. Este programa de formação será composto de um total de 6 pílulas que cobrem os principais aspetos do desenvolvimento de uma iniciativa empresarial:
Pílula 1. Desenvolvimento de negócios das empresas inovadoras: dimensão, estratégias e tendências.
Pílula 2. Modelo e plano de negócios.
Pílula 3. Transferência de tecnologia e proteção da propriedade industrial.
Pílula 4. Gestão da I&D e da inovação: planificação, projetos, alianças e financiamento.
Pílula 5. Talento: identificação, atração, retenção e desenvolvimento.
Pílula 6. Think global: internacionalização de empresas inovadoras.

Cumulativamente, os empreendedores alojados nos espaços CETEIS terão acesso preferencial aos restantes serviços oferecidos no âmbito do projeto, tais como:
- Acesso a recursos gratuitos: guia de gestão de projetos I&D e Inovação, criação de empresas inovadoras e manual de financiamento luso-espanhol, entre outros;
- Formação e assessoria para o desenvolvimento de novos produtos e processos;
- Formação específica de acordo com as necessidades dos incubados de cada edição.

CETEIS NET
Realizar-se-ão sessões de networking, com metodologias criativas que permitam combinar negócios, formação e lazer. Entre as ações contempladas nesta categoria estão:
- Fóruns transfronteiriços de tecnologia, cooperação, emprego e investimento;
- Demolabs Maker: eventos centrados em prototipagem e fabrico em pequena escala;
- Mesas de trabalho para a identificação de alianças-chave;
- Sessões de motivação.

O objetivo é desenvolver relações-chave dentro e fora do espaço de incubação, partilhar experiências com outros empresários, aproveitar as sinergias, estabelecer relações de ajuda mútua para o desenvolvimento e estabelecer contatos com parceiros para entrada em mercado.

CETEIS INVEST
Os empreendedores poderão apresentar os seus projetos aos investidores no Fórum Transfronteiriço de Investimento, o qual incluirá investidores individuais, sociedades de capital de risco e instituições financeiras. Além disso, todas as entidades do consórcio CETEIS informarão os empreendedores dos diferentes fóruns de investimento organizados por outras entidades.
Ao longo do processo de incubação, os empreendedores serão informados e assessorados sobre os recursos de financiamento, tanto públicos como privados, que em cada momento estão disponíveis no mercado.


O CETEIS – Centros Transfronteiriços de Apoio ao Empreendedor Inovador é um projeto no âmbito do Programa INTERREG – POCTEP 2014-2020, o Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal. O CETEIS, que trabalha no desenvolvimento de um novo modelo sob a forma de rede distribuída para a prestação de serviços avançados para o empreendedorismo e inovação nas PME da EUROACE, visa contribuir para o empreendedorismo de alto impacto e a competitividade do território.

Para mais informações, por favor, contacte-nos através de:
Tel.: +351 239 700 300
E-mail: info@ipn-incubadora.pt
Ou visite o website: www.ceteis.com

 

Data

10 de Outubro de 2018