IPN - Instituto Pedro Nunes - Projecto InsightZai

Projecto InsightZai

O projecto "InsightZai" é um projecto em co-promoção, implementado pela Feedzai e o Instituto Pedro Nunes (através do seu Laboratório de Informática e Sistemas, IPNlis), que termina em Junho de 2018.

A Feedzai é uma empresa internacional, que aplica técnicas de aprendizagem computacional (machine learning) e Big Data para prevenção de fraude bancária. Com foco nos ambientes de execução e um motor de aprendizagem e scoring em tempo real, a empresa é capaz de verificar, diariamente, mais de $1500M de dólares em pagamentos, o que corresponde a mais de 20M transacções/dia, em tempo real! A montante, no entanto, não é fácil o treino e o recrutamento dos cientistas de dados (data scientists) necessários, dadas as elevadas competências técnicas exigidas e a diversidade das actuais ferramentas, não integradas, que precisam dominar.

O objetivo e resultado fundamental do projeto “InsightZai” é a criação de uma plataforma completa de análise e modelação de grandes volumes de dados, que a Feedzai aplicará, em primeira instância, à área da prevenção de fraude, mas que poderá ser usada, especialmente por Clientes, em outros domínios (e.g. na análise de risco na área dos Seguros ou na verificação de fraude em pagamentos alternativos). Simultaneamente, esta plataforma permite uma transição simplificada entre o mundo da modelação e treino de modelos (Data Science) e o mundo da execução (runtime). De forma unificada e completa, esta oferta não existe hoje no mercado.

O “InsightZai” é um protótipo de uma solução completa e integrada para modelação, resultado da vasta experiência da Feedzai na área da ciência de dados e aprendizagem computacional, complementada com a colaboração do IPNlis ao nível do estudo e da criação de soluções para a melhoria da experiência de interacção do utilizador. O resultado é um ambiente de modelação de suporte a todo o processo de análise de dados, criação, treino e avaliação de modelos de aprendizagem computacional e a sua migração eficaz para o ambiente de produção, no Cliente, tornado acessível a outros perfis/profissionais menos especializados em ciência de dados.

Esta solução irá aumentar a capacidade exportadora da Feedzai para o mercado, criando uma oferta competitiva e única, a nível mundial, na aplicação da ciência de dados à deteção de fraude. Como resultado do projecto, passa a ser possível encurtar substancialmente o tempo e duração das actividades da fase de exploração de dados e treino e avaliação de modelos, aumentando a eficiência e eficácia dos data scientists. Processos que atualmente demoram vários meses, com esta plataforma, ficam reduzidos a semanas.

De uma forma mais geral, o sucesso do projecto “Insightzai” contribui para melhorar a competitividade e internacionalização da indústria portuguesa na área das Tecnologias da Informação, gerando conhecimento e valor no recurso à aprendizagem computacional e sua aplicação em sectores variados, além da Detecção de Fraude, que estão já a ser capitalizados e exportados para o mercado global.

18 de Junho de 2018