IPN - Instituto Pedro Nunes - O Programa EITHealth Fellowship Network Starship já começou!

O Programa EITHealth Fellowship Network Starship já começou!

Começou no passado dia 7 de maio, a 2ª edição do programa StarShip, um dos três programas da EIT Health Fellowship Network, iniciando as atividades deste ano em Lodz - Polônia, onde todos os 36 participantes se reuniram, conheceram os seus companheiros de equipa, e os desafios que serão o ponto de partida para cada equipa desenvolver oportunidades de negócios e soluções.

O StarShip é um programa inovador de bolsas de estudo do EIT Health promovido pelo Instituto Pedro Nunes , Universidade de Coimbra, RISE, IESE Business School e, 5 parceiros industriais do EIT Health. Durante o programa, as equipas multidisciplinares recebem formação sobre estudos empreendedores e desenvolvem projetos conceituais que abordam desafios industriais baseados no modelo de Biodesign de Stanford. Fazem estudos observacionais e preparam entrevistas num ambiente clínico real para identificar necessidades e lacunas na prática real. As equipas irão priorizar as necessidades, identificar oportunidades de negócio, e analisar profundamente as que tiverem mais alto potencial de mercado.
Em 2018, estão envolvidos no Programa cinco parceiros da indústria de EIT Health: Glintt (Portugal); Atos (Espanha); GE Healthcare (Hungria); Medicen (França); Celon Pharma (Polónia).

O programa educacional StarShip é composto por várias semanas de aprendizagem em diferentes países da UE, bem como imersões clínicas em diferentes hospitais/unidades de saúde. O primeiro módulo de aprendizagem ensinou aos fellows sobre metodologias e liderança em biodesign. O segundo irá assentar em empreendedorismo e gestão de projetos. O terceiro módulo será sobre estratégias de inovação e modelos de negócios e, finalmente, o quarto, sobre comunicação e pitching.

O grupo de participantes desta edição do ano vem de quase todas as regiões CLCs do EIT Health (Reino Unido-Irlanda, Bélgica / Holanda, Escandinávia, Espanha), Innostars (Coimbra, Lisboa, Lodz, Nápoles) e RIS (Romênia, Estônia, Letônia, Croácia).

Os futuros diplomados do programa Starship terão o conhecimento necessário para impulsionar melhorias em futuras áreas relacionadas com EIT Health. Serão estimuladas e aprimoradas as suas capacidades para empreender e usar o design thinking e terão uma excelente introdução ao triângulo do conhecimento, incluindo a lógica de negócios e informação de excelência sobre o investigação na área da saúde. Farão ainda parte de uma forte comunidade de ex-alunos do EIT Health. Com o Programa de Bolsas de Estudo, usamos os meios de educação para transferir talentos para empreendedores qualificados.

Para saber mais sobre o programa: https://www.starship.eithealth.eu/
Para saber mais sobre a edição do ano passado: https://www.starship.eithealth.eu/starship-2017/

11 de Maio de 2018