IPN - Instituto Pedro Nunes - PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DE INICIATIVAS EMPREENDEDORAS INOVADORAS DA REDE CETEIS

PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DE INICIATIVAS EMPREENDEDORAS INOVADORAS DA REDE CETEIS

CONVOCATÓRIA PARA O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DE INICIATIVAS EMPREENDEDORAS INOVADORAS DA REDE CETEIS

A IPN Incubadora - Associação para o Desenvolvimento de Actividades de Incubação de Ideias e Empresas informa que está aberto o período de candidaturas à 1ª Edição do Programa de Incubação CETEIS.

Trata-se de uma iniciativa da rede CETEIS - Centros Transfronteiriços de Apoio ao Empreendedorismo Inovador, que visa oferecer, durante 8 meses, espaços de trabalho e serviços de incubação a empreendedores cujos projetos sejam inovadores e apresentem um elevado potencial de crescimento e impacto no território da Euro-Região ACE (Alentejo-Centro-Extremadura).

Nesta 1ª Edição, a IPN Incubadora irá disponibilizar gratuitamente 7 espaços de incubação em Co-Work, distribuídos entre Coimbra (IPN Incubadora) e Penela (HIESE), dotados com a infraestrutura logística e tecnológica adequada à criação e arranque de projetos empresariais, bem como serviços especializados de apoio, incluindo mentoria em desenvolvimento de ideias de negócio, transferência de tecnologia e proteção da propriedade industrial, gestão da inovação, internacionalização e financiamento.

Este programa de incubação dirige-se a estudantes do ensino superior e a empreendedores sem empresa constituída ou com empresa recém-criada e sem atividade relevante. Para participar, os candidatos deverão, até ao dia 4 de Março de 2018, preencher um formulário de inscrição online, disponível em http://www.ceteis.com/?page_id=1750&lang=pt, onde também poderão consultar o regulamento do programa.

As propostas apresentadas deverão ter um carácter inovador e diferenciador relativamente às soluções existentes no mercado. Deste modo, serão valorizados aspetos como a inovação e a base científico-tecnológica ou de conhecimento do projeto, bem como um modelo de negócio que inclua um plano de comercialização, especificando o mercado potencial, e que tenha uma projeção internacional. Também será valorizada a possibilidade dos serviços oferecidos pelo projeto serem utilizados por outras empresas para aumentar a sua competitividade, bem como a pertinência do projeto em alguma das áreas de especialização da EUROACE: energias renováveis; TIC; saúde; agroalimentar; turismo; tecnologias de fabricação avançadas; economia verde e circular; tecnologias e serviços para a economia social; indústrias criativas e culturais; aquicultura; e tecnologias para o Espaço.

Esta 1ª Edição do Programa de Incubação CETEIS estrutura-se em quatro fases:
I) Captação de novas iniciativas empreendedoras inovadoras por meio da submissão de candidaturas por parte dos interessados em participar no programa (de 28 de Fevereiro a 4 de Março de 2018);
II) Avaliação, seleção e comunicação dos projetos a incubar (de 5 a 9 de Março de 2018);
III) Processo de incubação dos projetos selecionados (de 12 de Março a 12 de Outubro de 2018);
IV) Apresentação dos projetos incubados a um painel de investidores (2º Trimestre de 2019).

Este programa de incubação ocorre no âmbito do Projeto CETEIS, o qual é financiado pelo Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, e no qual participam 14 entidades da Euro-Região ACE, incluindo a IPN Incubadora.
O Projeto CETEIS terá uma duração de aproximadamente 4 anos, terminando em Dezembro de 2019, e dispõe de um orçamento de 3.624.578 €, dos quais, 2.718.433 € provêm do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O Projeto CETEIS assenta na prestação de serviços estruturados em quatro eixos fundamentais:
1) Fomento da cultura de inovação mediante atividades formativas e de difusão para dar a conhecer os seus serviços a empreendedores e empresas;
2) Formação especializada em matéria de inovação e competitividade;
3) Assessoria personalizada com serviços como mentoria, análise e acompanhamento, diagnósticos de inovação, assistência em processos de internacionalização, acesso a fontes de financiamento, desenvolvimento de novos produtos, etc.;
4) Disponibilização de espaços de incubação distribuídos em todo o território da EUROACE para a implementação de novas iniciativas empresariais, com os recursos necessários para o acompanhamento contínuo de empreendedores e interligados pelos parceiros da rede.

Para mais informações, por favor, contacte-nos através de:
E-mail: info@ipn-incubadora.pt

Ou visite o website: www.ceteis.com

1 de Março de 2018