IPN - Instituto Pedro Nunes - IPN no encontro da maior associação de ciência do mundo

IPN no encontro da maior associação de ciência do mundo
Notas de Imprensa

O Instituto Pedro Nunes vai estar no encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência para promover o projeto GELCLAD, um sistema inovador de isolamento e revestimento de edifícios.

O Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais (LED&MAT), do Instituto Pedro Nunes (IPN), enquanto coordenador do projeto europeu GELCLAD, vai estar representado no encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), a maior associação de ciência do mundo, a realizar-se entre os dias 15 e 19 de fevereiro, em Austin, nos Estados Unidos da América.

O projeto GELCLAD pretende desenvolver um novo produto de isolamento e revestimento de fachadas de edifícios, durável e de fácil instalação, com excelentes propriedades isolantes e que vai contribuir para o aumento dos níveis de eficiência energética dos edifícios.

Neste encontro, o IPN vai participar numa sessão subordinada ao tema "Energy-Enabling Materials and the Smart Cities of Tomorrow", para apresentar resultados do progresso do projeto GELCLAD. Ainda a convite da Comissão Europeia e fruto do seu crescente envolvimento nesta temática, o IPN terá a seu cargo a apresentação de outros projetos do H2020 inseridos no cluster europeu Advanced Material and Nanotechnology Cluster (AMANAC).

O produto GELCLAD consiste num painel multiestruturado que integra um revestimento compósito e um isolamento em aerogel, apresentando-se como um produto inovador que supera as propriedades oferecidas pelos sistemas de isolamento de fachada tradicionais e que terá um impacto real na poupança energética. A disponibilização deste novo sistema de revestimento será especialmente importante para o novo fôlego do setor dedicado à reabilitação urbana.

O consórcio do projeto GELCLAD é composto por 12 parceiros de cinco países (Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha e Eslovénia), sendo coordenado pelo Instituto Pedro Nunes. É um projeto financiado pela União Europeia, no âmbito do Programa H2020: Nanotechnologies, Advanced Materials, Biotechnology and Advanced Manufacturing and Processing - Tópico EEB-01-2016 (H2020-EEB-2016-2017 - GA723425).

14 de Fevereiro de 2018