IPN - Instituto Pedro Nunes - Projeto VIP4SME

Projeto VIP4SME
Formação
Notas de Imprensa

Em encerramento do ano de 2017, o IPN apresenta um balanço das atividades realizadas no âmbito do Projeto Europeu H2020 “VIP4SME – Value Intellectual Property for SMEs”.
O Projeto VIP4SME é financiado pelo Programa-Quadro Comunitário Horizonte 2020 para a investigação e inovação, através do contrato de concessão de incentivos nº 641012.

O projeto VIP4SME congrega várias dezenas de parceiros ao nível europeu, contando em Portugal com a participação, além do IPN, do INPI e da Tecminho.

Este projeto já apoiou no espaço Europeu mais de 1800 PMEs em temáticas de Propriedade Intelectual.

Quanto às atividades desenvolvidas pelo IPN, através do IPN VCI em 2017 no contexto deste Projeto VIP4SME, destacam-se dois eventos, organizados em Outubro e Novembro e um conjunto de ações diretas de suporte a PME no âmbito da propriedade intelectual (1 to 1 support actions, na designação adotada por este projeto).

No que concerne aos eventos organizados pelo IPN, o Workshop “A gestão da propriedade intelectual nas relações Ciência-Empresa” em 23 de Outubro, que contou com a presença de cerca de 40 participantes, dentre os quais 11 PME e 12 representantes de instituições de interface tecnológico, como universidades, centros tecnológicos e estruturas de transferência de tecnologia.

Em 23 de Novembro, o IPN VCI dinamizou um IP Info Day subordinado ao tema “Ferramentas para pesquisa, diagnóstico e avaliação de ativos intelectuais”. Este evento contou com cerca de 20 participantes, contando-se dentre eles 10 PME e um universo relevante de estudantes de níveis superiores de ensino (mestrado e doutoramento).

Por último, no particular das ações diretas de suporte em propriedade intelectual (1 to 1 support actions), o IPN VCI realizou 21 encontros individuais com PME, provindas tanto do universo da Incubadora e Aceleradora de Empresas, como da região Centro, destinados primordialmente ao esclarecimento de questões de base relativas à temática da propriedade intelectual em geral.

Perspetivando já o ano de 2018 e à continuação das atividades do projeto VIP4SME, o IPN irá organizar um Workshop avançado no último trimestre do ano, mantendo igualmente a aposta nas ações “1 to 1” de suporte às empresas do nosso universo.

2018, um bom ano em perspectiva!

29 de Dezembro de 2017