IPN - Instituto Pedro Nunes - IPN coordena projeto europeu com um revestimento para edifícios energeticamente eficientes

Incentivos
Transf. Tecnologia e PI

O Instituto Pedro Nunes (IPN) coordena o projeto GELCLAD – "Highly efficient cladding eco-panels with improved nano-insulation properties”, que visa a criação de um sistema compósito de revestimento para fachadas, económico, durável e de fácil instalação, baseado num painel multiestruturado com excelentes propriedades de isolamento térmico.

Os painéis GELCLAD serão formados por um biocompósito de madeira-polímero (ecoWPC) exterior e por um núcleo de aerogel, constituindo uma solução única ao incorporar, num só produto final de revestimento, um material de isolamento avançado capaz de dar reposta às necessidades da nova geração de edifícios energeticamente eficientes.
Paralelamente, o revestimento de GELCLAD poderá ser complementado com um sistema de ventilação passiva, mediante a utilização de materiais pré-programados que respondam dinamicamente a estímulos ambientais, permitindo um melhor controlo da ventilação da fachada.

Os principais impactos esperados para o GELCLAD são uma redução em cerca de 20% no consumo de energia, comparativamente com painéis tradicionais e a disponibilização de um novo sistema de revestimento duradouro (até 50 anos de tempo de vida útil), especialmente dedicado à reabilitação urbana e capaz de reduzir as despesas de instalação e de manutenção.

Lançamento do projeto GELCLAD

A reunião de lançamento do projeto teve lugar em Bruxelas, nos passados dias 8 e 9 de setembro, tendo contado com a presença de todos os parceiros do consórcio e da Gestora do Projeto, Olga Rio Suarez, em representação da Comissão Europeia. A moderação dos trabalhos esteve a cargo do Coordenador do Projeto e Investigador no Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais do IPN (LED&MAT), Jorge Corker, tendo sido o Laboratório igualmente representado por João Paulo Dias e Ana Manaia, respetivamente, Diretor Adjunto e Coordenadora de Projetos.

A agenda da reunião incluiu uma visão geral do projeto, com um debate alargado sobre o plano de trabalhos e a distribuição de tarefas por parceiro, onde foi dada especial relevância aos principais desafios e riscos do desenvolvimento tecnológico e futura exploração de resultados. Após a apresentação de questões administrativas gerais e de gestão financeira do projeto, seguiu-se uma sessão de esclarecimento relativa à importância da disseminação, comunicação e exploração das atividades do projeto durante os próximos 36 meses.

O sistema GELCLAD pretende chegar ao mercado com uma nova solução de revestimento inteligente, multifuncional e ecológica, alternativa aos revestimentos tradicionais.

O consórcio do projeto é composto por 12 parceiros de 5 países (Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha e Eslovénia):
Instituto Pedro Nunes (PT)
Navodnik Kemijski Inzeniring (SI)
Brunel University London (GB)
Tecnaro (DE)
Vannplastic (GB)
Laboratório Nacional de Engenharia Civil (PT)
Active Aerogels (PT)
Slovenski Gradbeni Grozd (SI)
Cosntrucciones Garcia Rama (ES)
Fraunhofer (DE)
Building Research Establishment (GB)
JUB Kemicna Industrija (SI)

O projeto GELCLAD – "Highly efficient cladding eco-panels with improved nano-insulation properties", é financiado pela União Europeia, no âmbito do tópico EEB-01-2016 da Call H2020-EEB-2016-2017, relativa ao recente programa H2020.

Projeto n.º 723425
Financiamento total: 4 792M.€