IPN - Instituto Pedro Nunes - fi@Coimbra - Boost Cities and Startups with Future Internet

IPN     IPN Incubadora
fi@Coimbra - Boost Cities and Startups with Future Internet
Aceleradora
Geral
Incentivos
Incubadora
 

No fi@Coimbra - Boost Cities and Startups with Future Internet, organizado pelo IPN -  Instituto Pedro Nunes em colaboração com a Câmara Municipal de Coimbra, 54 startups europeias apresentam projetos inovadores na área das cidades inteligentes.
 


Estas apresentações são especialmente direcionadas para investidores e responsáveis municipais. O conjunto das 54 startups europeias, onde 15 são portuguesas, encontra-se a desenvolver produtos e serviços inovadores que possam melhorar a vida nas cidades, recorrendo à plataforma tecnológica FIWARE.

A tecnologia FIWARE permite a criação e distribuição de aplicações e serviços web em grande escala de forma fácil e a baixo custo. É uma espécie de “nuvem” onde estão disponíveis serviços e aplicações no mesmo formato, permitindo que, por exemplo, uma aplicação desenvolvida para Lisboa possa ser aplicada em toda a Europa.

Esta iniciativa é organizada sob a alçada do SOUL-FI (Startups Optimising Urban Life with Future Internet), um programa europeu de aceleração liderado pelo IPN e financiado pela Comissão Europeia que visa a concretização de projetos inovadores na área das cidades inteligentes e desenvolvimento da Internet do Futuro. 120 empresas europeias já beneficiaram do SOUL-FI, das quais constam 23 empresas portuguesas, perfazendo um total de financiamento angariado em Portugal superior a 1,2 milhões de euros.


Programa fi@Coimbra:

2 de fevereiro – Formação e coaching de startups (apenas startups FIWARE)
Local: Instituto Pedro Nunes

3 de fevereiro
- Apresentações e reuniões entre startups, investidores e responsáveis municipais. (startups com projetos prontos a ser implementados em áreas como transportes, energia e ambiente, entre outras)
Local: Instituto Pedro Nunes





4 projetos portugueses, apoiados pelo SOUL-FI, inscritos no fi@Coimbra, com o objetivo de tornar as cidades mais inteligentes no que respeita à qualidade ambiental, gestão do espaço urbano, eficiência de procedimentos administrativos dos municípios e proteção de pessoas e bens.

1. SOUL: Sensor Observation of Urban Life
A Space Layer Tecnologies criou o SOUL, uma aplicação que tem como objetivo emitir avisos (via smartphone e web) em tempo real sobre a qualidade ambiental das cidades. Combinando dados de sensores instalados em transportes públicos com imagens de satélite de observação da Terra, o SOUL obtém uma descrição do ambiente urbano de modo a alertar os cidadãos com problemas respiratórios do perigo de poluição presente em determinadas zonas. De forma a minimizar o impacto dos agentes poluentes na saúde da população, o SOUL emite alertas aos indivíduos de uma forma seletiva em função da doença, permitindo uma ação proativa: toma de medicação, evitar regiões de elevada poluição ou, simplesmente, desmarcar uma reunião caso exista uma previsão de alterações da qualidade do ar nesse local.

2. SPERO.CITY
A Spero desenvolveu a SPERO.CITY, uma ferramenta tecnológica inovadora baseada na web, que permite uma gestão eficaz dos problemas correntes ligados ao espaço urbano público que afetam os cidadãos. Usando uma app, qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode fotografar e reportar todo o tipo de anomalias. SperoCity tem ligação às redes sociais o que permite partilhar, validar e quantificar automaticamente a importância social dos reportes. Estes são separados e encaminhados para as organizações responsáveis pela sua resolução, às quais é disponibilizado um backoffice SperoCity que gera alertas e relatórios e prioriza e propõe ações de intervenção otimizadas. O sistema permite ainda às organizações dar feedback aos cidadãos sobre o estado das intervenções.

3. Viur for Smarter Cities
A Viur for Smarter Cities, criada pela Viur, propõe-se melhorar a eficiência dos municípios através de uma plataforma onde pode ser consultada toda a informação relativa a determinados departamentos ou áreas (turismo, mobilidade, saúde ou educação), permitindo saber rapidamente se estão ou não a funcionar. Esta ferramenta permite analisar e gerir de forma simplificada os dados que as entidades produzem, fazendo a gestão dos projetos que estão a ser implementados, sendo fácil para os utilizadores acompanharem o que está ou não a resultar. Por exemplo, com esta plataforma um departamento de turismo poderá criar um painel de indicadores que mostre quantos turistas chegaram à cidade, quais os países de origem e quanto gastaram em média. Com estes indicadores, esse departamento poderá melhor orientar as suas campanhas de marketing, bem como disponibilizar esta informação a todos os agentes turísticos da cidade.

4. FI-SONIC
O projeto FI-Sonic aborda as questões relacionadas com o ambiente sonoro em cidades ou em zonas de perímetro de proteção. O sistema é constituído por uma rede de estações inteligentes de captação, análise e processamento de som interligadas a uma central de supervisão e decisão. A informação sobre os níveis de ruído, localização e identificação de eventos acústicos, nomeadamente acidentes viários, pessoas em aflição e utilização de armas de fogo, pode ser disponibilizada às entidades responsáveis pela governação das cidades e empresas de vigilância privada. Um sistema deste tipo permite agilizar o processo de tomada de ações por parte dos órgãos de supervisão das cidades, proteção civil, polícia e proteção privada dado que a informação ambiental e de ocorrências é apresentada muito rapidamente e de uma forma precisa. Este conceito assegura uma maior eficácia na proteção de pessoas e bens, melhorando a qualidade de vida nas cidades, e aumenta a participação dos cidadãos nos assuntos do seu município, dado que a informação dos resultados de análise do ambiente sonoro pode ser disponibilizada publicamente e o planeamento de ações futuras ser discutido em conjunto com os cidadãos.

Data

de 2 a 3 de Fevereiro de 2016

Local

Instituto Pedro Nunes

Partilhar