IPN - Instituto Pedro Nunes - Best Science Based Incubator Award 2010

Best Science Based Incubator Award 2010
Prémios
Prémios IPN

A IPN Incubadora alcança 1º lugar no concurso mundial "Best Science Based Incubator"

A Incubadora do Instituto Pedro Nunes fecha o ano de 2010 com chave de ouro ao juntar aos seus excelentes resultados um prémio internacional que a coloca como a melhor Incubadora de Base Tecnológica do mundo. Os vencedores de anos anteriores incluem instituições de elevado prestígio e renome internacional, tais como: o Tsinghua Science Park de Beijing, o Oxford BioBusiness Center, o I3P- Incubadora de empresas do Politécnico de Turim ou o Symbion - Science Park de Copenhaga.

O Concurso Internacional "Best Science Based Incubator" ocorreu durante a 9ª Conferência Anual sobre Boas Práticas em Incubadoras de Base Tecnológica, que se realizou nos dias 18 e 19 de Novembro em Liverpool. Esta conferência internacional reuniu mais de 50 incubadoras de todo o mundo e foi organizada pela "The Technopolicy Network", uma rede gerida pelo Science Alliance (Holanda), em cooperação com o Genepole (França), o SPICE Group (Alemanha), a European BIC Network (Bélgica) e finalmente pelo Centre for Strategy and Evaluation Services (Reino Unido).

A atribuição do prémio é baseada na análise de uma combinação de indicadores de performance da própria Incubadora e das empresas incubadas, efectuada pelo Centre for Strategy and Evaluation Services (CSES), fundado por antigos membros do Ernst & Young Economics Group.
Os resultados são avaliados por um júri internacional de cientistas e peritos altamente qualificados, entre os quais Lawrence P. Albertson (antigo Presidente da NBIA, a Associação Americana de Incubadoras).
A IPN Incubadora destacou-se de entre as mais de 50 incubadoras em competição, provenientes de 23 países diferentes, pelos seus excelentes resultados, dos quais se destacam: um modelo de negócio autosustentado com forte retorno do investimento público, uma taxa de sobrevivência das empresas incubadas superior a 80%; um volume de negócios agregado, destas empresas, em 2009, superior a 70 milhões de euros; e a criação de mais de 1.500 postos de trabalho directos, muito qualificados, desde o seu início de actividade.

30 de Novembro de 2011