IPN - Instituto Pedro Nunes - INOVWINE II, a inovação aplicada à vitivinicultura e à enologia

IPN     IPN Incubadora
INOVWINE II, a inovação aplicada à vitivinicultura e à enologia
Geral
Transf. Tecnologia e PI
 
O destaque, cada vez maior, que o setor do vinho tem vindo a assumir no panorama nacional, leva a considerar esta como uma área de particular interesse para a investigação e a inovação.

O projeto InovWine II, é um bom exemplo. Implementa uma estratégia de inovação focada na vitivinicultura e enologia, aliando a biotecnologia às tecnologias de informação, numa abordagem holística na gestão da vinha e da sua produção.



De entre os objetivos do projeto destacam-se :

1) Otimização do sistema de monitorização remota dos fatores abióticos associados à vinha;

2) Otimização do sistema de gestão de informação da vinha, alicerçado em metodologias de RFID para referenciação de vinhas e em algoritmos de realidade aumentada aplicada à vinha;

3) Criação de uma coleção de microorganismos fitoprotetores presentes na vinha e otimização os seus efeitos antagonistas sobre os agentes fitopatogénicos, com o objetivo de selecionar potenciais agentes de controlo biológico;

4) Desenvolvimento de um modelo de previsão de infeção de doenças do lenho, baseado em análise não direcionada dos metabolitos presentes na folha da videira por nano HPLC-MS/MS.


André Pardal, gestor de projetos do Laboratório de Automática e Sistemas do Instituto Pedro Nunes, apresentou o tema “Monitorização remota de fatores abióticos na vinha” tendo por base o trabalho desenvolvido no projeto INOVWINE II. A apresentação decorreu no seminário “Perspetivas e Desafios da vinha ao vinho | 2020”, no passado dia 15, no Biocant, uma sessão onde também foram abordadas as perspetivas e desafios atuais para a fileira da vinha ao vinho.


O projeto INOVWINE II é promovido por um consórcio liderado pela ADEGA DE CANTANHEDE, com a participação do BIOCANT e do INSTITUTO PEDRO NUNES (Laboratório de Automática e Sistemas e Laboratório de Informática e Sistemas).

É um projeto financiado pelo FEDER, via COMPETE/QREN – referência:FCOMP-01-0202-FEDER-030272
http://inovwine.pt/





Data

25 de Maio de 2015

Partilhar