Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora
IPN participa em reunião do Projeto GreenCoat
Geral
Laboratórios de I&DT
 
Nos dias 22 e 23 de novembro, decorreu em Trondheim, Noruega, a reunião de Consórcio do Projeto GreenCoat, reunião na qual o IPN marcou presença através do LED&MAT (Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais).

Também estiveram presentes elementos das outras duas entidades que constituem o Consórcio: a University of Ljubljana, Laboratory for Tribology and Interface Nanotechnology (UL-TINT) e Norwegian University of Science and Technoloy (NTNU).

Este projeto tem como objetivo desenvolver um novo tipo de interface entre um revestimento DLC, baseado numa tecnologia inovadora de deposição e líquidos iónicos (LI). A reatividade dos revestimentos permite a criação de uma camada protetora ao desgaste devido à ação do LI, uma forma inovadora de lubrificação e amiga do ambiente. Esta combinação permite um maior desempenho de muitas máquinas enquadrado com as novas e duras restrições da emissão de gases que contribuem para o efeito de estufa. Estas normas em breve serão aplicadas a todos os componentes mecânicos sujeitos a cargas elevadas e necessariamente lubrificados em veículos de transporte e sistemas industriais. De fato, a legislação atual em matéria de emissões da ONU, UE e nacional já restringe o uso de alguns dos principais lubrificantes de hoje, para os quais ainda não há alternativas aceitáveis disponíveis sem perda de eficiência.



Data

26 de Novembro de 2018