Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora
Praça Vida+ vence Prémio de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável
Geral
Laboratórios de I&DT
Prémios
 
O Convento de São Francisco, acolheu, no passado dia 20 de novembro o VI Congresso Regional sobre Envelhecimento Ativo e Saudável, congresso promovido pelo consórcio Ageing@Coimbra, o qual o Instituto Pedro Nunes integra.

A conferência inaugural do Congresso esteve a cargo do Doutor Francisco George, subordinada à transcendência, em Saúde Pública, do envelhecimento ativo e saudável.


Decorreram três painéis de discussão, sendo o primeiro sob o tema "A valorização da investigação e das tecnologias no envelhecimento ativo e saudável” moderado pelo Doutor Rodrigo Cunha, o segundo "Novas abordagens, visões e soluções inovadoras nos cuidados de Saúde para o envelhecimento" moderado pelo Dr. Jaime Ramos e o terceiro painel intitulou-se "Envelhecimento Participativo" moderado pelo Padre Luís Costa.

Diana Guardado, do nosso Laboratório de Automática e Sistemas, participou no primeiro painel, no qual apresentou a boa prática Praça Vida+.


Ainda durante parte da tarde teve lugar a Mesa Redonda intitulada “Perspetivas e desafios para uma sociedade envelhecida”, que contou com a presença da professora Doutora Catarina Resende Oliveira (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Dra Cristina Talavera Segura (Fundação La Caixa), professor Doutor João Malva (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra) e Doutor Jorge Soares (Fundação Calouste Gulbenkian).

Durante o Congresso foram atribuídos os Prémios referentes à 2ª edição do Prémio de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. A “Praça Vida+”, do Instituto Pedro Nunes e da Universidade de Coimbra foi um dos projetos premiados, sagrando-se vencedor na categoria Conhecimento+.


O projeto “Praça Vida+” consistiu num evento organizado no âmbito do projeto europeu Healthy Lifestyle Innovation Quarters for Cities and Citizens (HeaLIQs4Cities), que decorreu em julho de 2018, no Alma Shopping. Teve como objetivo primordial a promoção de estilos de vida saudável focando-se primariamente no cidadão. Durante o evento, foi possível participar numa avaliação de estilos de vida saudável, baseada em diferentes componentes da saúde e bem-estar. Paralelamente, foi possível aceder a informação sobre projetos, iniciativas e consórcios na área do envelhecimento ativo e saudável, testar tecnologias inovadoras de empresas locais, bem como participar em debates e mesas redondas sobre vários tópicos relacionados com bem-estar e estilos de vida saudável. Estima-se que 300 pessoas avaliaram o seu estilo de vida e cerca de 2000 cidadãos participaram nas atividades.


O Prémio de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro tem como objetivo aumentar a divulgação e o reconhecimento de projetos e iniciativas que promovam o envelhecimento ativo e saudável na Região Centro. Trata-se de uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDR) em parceria com o Ageing@Coimbra.

Data

21 de Novembro de 2018