IPN - Instituto Pedro Nunes - Workshop: Como utilizar imagens do espaço na agricultura

Workshop: Como utilizar imagens do espaço na agricultura
Formação

No dia 2 de julho, segunda-feira, a partir das 10 horas, o Instituto Pedro Nunes (IPN) promove, no Auditório do Edifício D, o workshop “Agricultura de Precisão com Imagens de Satélite e Sensores Inteligentes” no âmbito do programa europeu INNOACE. A formação, que se destina preferencialmente a produtores, empresários e alunos universitários, tem ainda interesse para agentes com responsabilidades na área da monitorização ambiental e organizações públicas com responsabilidades na monitorização e fiscalização da ocupação do solo (agricultura, água, extração de inertes, etc…). A inscrição na iniciativa é gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis e pode ser feita aqui: https://tinyurl.com/yadmzgdn

O programa da sessão está dividido em dois momentos, com a manhã consagrada à exposição de conceitos, nomeadamente de deteção remota, tecnologia de monitorização local baseada em redes de sensores sem fios, e apresentação de soluções tecnológicas complementares. Especificamente destinada a produtores e empresários, a tarde terá uma dimensão prática, explorando como poderão ser utilizadas as imagens de satélite no âmbito das suas atividades e do INNOACE.

WORKSHOP IIA (CONCEITOS): (produtores, empresários e alunos universitários)
10.00 h – Conceitos fundamentais de Deteção Remota
10.30 h – Tecnologia de monitorização local baseada em redes de sensores sem fios
10.45 h – Aplicações práticas em agricultura, floresta, ambiente e administração publica local
11.15 h – Coffee break
11.30 h – Apresentação de soluções tecnológicas complementares
12.30 h – Pausa para almoço

WORKSHOP IIB (PRÁTICA): (produtores e empresários)
14.30 h – Criação de pilotos no âmbito do projeto INNOACE. Como é que a administração pública, os produtores e empresários poderão experimentar utilizar as imagens de satélite no âmbito das suas atividades e no âmbito do projeto INNOACE
15.00 h – Delimitação das zonas de interesse a estudar para todos os interessados presentes
17.00 h – Encerramento dos trabalhos

O workshop “Agricultura de Precisão com Imagens de Satélite e Sensores Inteligentes” é uma organização do Instituto Pedro Nunes, Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Beja, Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura e Institución Ferial de Extremadura.

INNOACE é um projeto europeu que tem como objetivo geral fortalecer o tecido empresarial, criando sinergias entre empresas e centros de I+D+i, que permitam levar a cabo ações de transferência e validação precoce de produtos e serviços mediante processos de inovação aberta, bem como fomentar o processo de descoberta do empreendedor nas áreas chave da especialização inteligente da região EUROACE (agrupamento integrado das regiões Alentejo, Centro de Portugal e a Comunidade Autónoma da Extremadura em Espanha).

O INNOACE tem como objetivos incrementar as competências e conhecimento tecnológico das atividades agrícolas, ambientais e da administração pública local, tendo como suporte as imagens de satélite, nomeadamente as imagens obtidas pelos satélites da Agência Espacial Europeia (ESA), programa Copernicus combinadas com sensores locais.

27 de Junho de 2018