IPN - Instituto Pedro Nunes - Workshop Reimagining Dementia Prevention and Care

Workshop Reimagining Dementia Prevention and Care

No próximo dia 9 de Março irá decorrer na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Polo III (Sub unidade 1, Anfiteatro 1) o Workshop Reimagining Dementia Prevention and Care. O Instituto Pedro Nunes estará representado na Mesa Redonda, através do Laboratório de Automática e Sistemas.

O objetivo deste workshop é informar e debater um dos desafios mais prementes no cuidado aos mais velhos – a demência.

São tão importantes as estratégias de prevenção da demência, como as soluções para melhor cuidar em fase avançada de doença. Contará com a participação de parceiros internacionais do Projeto do EIT Health CARE Campus (Caregiving and Ageing Reimagined for Europe), que tem como objetivo melhorar os cuidados prestados aos mais velhos, aumentando o número de cuidadores formais (sobretudo entre os mais novos e pessoas desempregadas) e melhorando a qualidade dos cuidados prestados, através da definição de protocolos e de um programa de e-learning acessível e abrangente.

A entrada é livre.

O programa EIT Health – suportado pela Comissão Europeia e pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) – é uma das mais abrangentes e importantes iniciativas mundiais na área dos cuidados de saúde. Tem como objetivo, a promoção de um estilo de vida mais saudável associado ao bem-estar de todos os europeus.

Este programa possui um orçamento de 2 mil milhões de euros para investir nos melhores talentos empresariais e mentes criativas da Europa, fomentando o desenvolvimento e a comercialização de produtos e soluções inteligentes no sector de saúde e abordando os desafios impostos pelas alterações demográficas e o envelhecimento das populações.
Entre os seus associados estão as mais importantes empresas farmacêuticas e da área dos cuidados de saúde, as mais destacadas universidades das ciências da vida e conceituadas instituições de investigação europeias. O Consórcio EIT Health é composto por 7 regiões, sendo o Instituto Pedro Nunes parceiro associado da região Innostars.

7 de Março de 2018