IPN - Instituto Pedro Nunes - Kick-off Meeting do projecto AUTOCITS

Kick-off Meeting do projecto AUTOCITS
Incentivos
Transf. Tecnologia e PI

Decorreu no passado dia 23 de novembro, nas instalações da INDRA, em Madrid, a primeira reunião do consórcio do projeto AUTOCITS, oficializando o seu início. O Instituto Pedro Nunes esteve representado pelo Laboratório de Automática e Sistemas.

O principal objetivo do projeto AUTOCITS é facilitar a implantação de veículos autónomos em nós urbanos, através do desenvolvimento de serviços de transporte inteligentes baseados em sistemas cooperativos (C-ITS) que permitam aos veículos, utilizadores e infraestruturas, comunicar e partilhar informação utilizando a norma europeia ITS-G5.

O projeto aborda as ligações entre este tipo de conectividade e automatização, com especial incidência na segurança rodoviária e as mudanças, tanto físicas como digitais, que devem ser implementadas nos centros de infraestrutura e de controlo de tráfego. Outro objetivo será conciliar a função de gestão do tráfego efetuada nestes centros com a presença de veículos sem condutor, tendo em conta as informações que as autoridades de trânsito fornecem através do C-ITS

Estão previstos 3 pilotos, em Lisboa, Madrid e Paris, lançados ao longo de 2017 e 2018. Eles vão permitir testar a relação entre carros autónomos, convencionais e centros de controlo e a elaboração de recomendações a partir da análise dos resultados.

O consórcio tem um orçamento de 2,6 milhões de euros e financiamento do programa europeu CEF (Connecting Europe Facility), constituído pela Indra (promotor líder), Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Universidade de Coimbra (UC), Instituto Pedro Nunes (IPN), Dirección General de Tráfico (DGT), Universidade Politécnica de Madrid (UPM) e a Inventeurs du Monde Numérique (INRIA).

30 de Novembro de 2016

Ficheiros Relacionados