Instituto Pedro Nunes
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Solution
Lubrificação sólida para aplicações de engenharia emergentes

Desafio

Os lubrificantes sólidos têm sido conhecidos e utilizados há décadas. Têm sido particularmente bem sucedidos em várias aplicações exigentes, como na indústria aeroespacial ou em reatores nucleares; No entanto, a penetração no mercado ainda é muito limitada. Existem várias razões para isso, como a falta de experiência, a conservatividade dos produtores e os custos iniciais de produção mais elevados que limitam a produção em massa. No entanto, o principal obstáculo é a falta de educação e formação em competências multidisciplinares necessárias para entender, melhorar e aplicar novos lubrificantes sólidos. Os processos de atrito e desgaste são extremamente complexos e apenas a sinergia entre desenvolvimento experimental e simulações pode superar as limitações existentes. Outro obstáculo é a abordagem tradicional "fix-it" ainda amplamente utilizada na engenharia de superfícies. Os lubrificantes sólidos devem entrar no processo de projeto de um sistema mecânico para demonstrar o benefício total.

Solução

O programa SOLUTION tem a seguinte ambição:
• demonstrar a capacidade preditiva das modernas técnicas de simulação multi-escala para desenvolver lubrificantes sólidos com melhores propriedades. Uma estreita interação de simulações teóricas e a validação experimental em diferentes escalas será alcançada através de uma formação académica multidisciplinar.
• Projetar e fabricar uma nova classe de revestimentos sólidos lubrificantes que superam as atuais soluções competitivas. Uma seleção de casos de estudo industriais serão utilizados como uma excelente ferramenta para avaliar a validade do projeto baseado em simulação e fornecerão feedback valioso para toda a cadeia de desenvolvimento.
• Formar e educar uma nova geração de ESRs para lidar com uma abordagem interdisciplinar, entender as necessidades e a interdependência de toda a cadeia de fabricação e aplicar os seus conhecimentos numa escala industrial.

Referência do projecto

721642

Financiamento

EU
EU

Localização

Europeu

Custo total

3510.527,04

Custo IPN

476.712,72

Apoio financeiro da UE

476.712,72

Duração

4 anos

Consórcio

Universidade de Southampton, Research Intitute in Surface Engineering, Universidade de Burgos, IPN, Jihlavan. a.s., Universidade Técnica da república Checa – Praga, Jonh Crane UK Ltd, Artia Nano Engineering .

Parceiros

 

Palavras-chave

Simulação multiescala; lubrificante sólido; dicalcogenetos de metal de transição; tribologia; Formação.