IPN - Instituto Pedro Nunes - Instituto Pedro Nunes regressa com a 13ª edição do Ineo Start

IPN     IPN Incubadora
Instituto Pedro Nunes regressa com a 13ª edição do Ineo Start
Aceleradora
Geral
Incubadora
 
Click here for the English version. 


Uma Inteligência Artificial para economizar nas obras, uma lâmpada “smart” híbrida que permite síntese de vitamina D no corpo humano, um sistema ultra-seguro de votação eletrónica que combina biometria com utilização de dispositivos eletrónicos e IA de autenticação em plataformas digitais, são alguns dos projetos promissores que participam na 13.ª edição do Ineo Start, o programa de aceleração com mais tradição em Portugal.

No próximo dia 9 de maio, quinta-feira, 13 novos projetos tecnológicos que participam no Ineo Start, um programa de aceleração de tecnologias e ideias do Instituto Pedro Nunes (IPN), vão ser apresentados publicamente a uma plateia de investidores, potenciais clientes, entidades regionais e academia. O Demo Day, considerado o ponto alto de todo o evento, começa pelas 14h00, no Auditório da Aceleradora do IPN. Inscrições aqui.

Durante 4 semanas, as 13 equipas participantes tiveram acesso a workshops, sessões de mentoria, networking e formação lideradas por especialistas, fundadores e investidores.

O Ineo Start é um dos mais antigos programas de aceleração nacional, tendo já apoiado 134 equipas que criaram startups como a LaserLeap, Sensing Future, ihCare, doDOC, Sentilant, Mitotag, The Loop co, MedsimLab, TUU, EcoX, Spotlite, NerveGen ou a Fibersight.

Entre os 13 projetos candidatos, foram desenvolvidas inúmeras ideias inovadoras, ligadas aos setores de saúde, cibersegurança, tecnologia, inteligência artificial, entre outros.

A BrightGov focou-se em desenvolver um sistema de votação online simplificando o voto enquanto mantendo o mesmo anónimo, seguro e rápido, e tudo possível à distância.

A equipa build.ing apresentou um modelo de economização de 15% no custo total de uma obra. Através da IA, esta iniciativa estuda inúmeras hipóteses construtivas, tornando todo o processo mais eficaz, rápido e económico.

A ByTheLaw apresentou um sistema jurídico que pretende facilitar o trabalho administrativo realizado por juristas. Desde revisão de documentos, redação de respostas e pesquisa legal, esta iniciativa pretende auxiliar o trabalho administrativo de juristas, que ocupa cerca de 20h semanais.

Mediante o impacto da hipovitaminose de vitamina D na população portuguesa, que conta com cerca de 6 milhões de afetados, o projeto D-Lite construiu uma lâmpada “smart” híbrida que permite a ocorrência da síntese de vitamina D através de um tratamento passivo e do uso da Inteligência Artificial.

A iBoss RaceManager direcionou-se para a criação de uma plataforma de gestão de corridas em simuladores automóveis. Através desta plataforma, os pilotos podem ter acesso a análises detalhadas, sugestões de setup, estratégias de corrida, entre outras informações.

Os processos burocráticos na área da saúde conseguem ocupar cerca de 50% do tempo dos médicos. Perante este problema, a equipa MEDgical.AI criou uma plataforma IA para médicos, permitindo automatizar as notas de consultas e a documentação necessária, aliviando assim a carga de trabalho dos profissionais de saúde. O protótipo já se encontra em funcionamento num hospital parceiro e em alguns centros de saúde, obtendo até agora excelentes resultados.

A equipa Menopausa21 pretende ajudar as mulheres na sua luta com a menopausa. Criaram a APP M21 que oferece orientação e acompanhamento especializado, uma escala diária de autoavaliação de bem estar, como também um guia de produtos e serviços. Para além destes serviços, a plataforma dispõe de uma comunidade de entreajuda para que os diversos utilizadores se possam conectar.

Perante o mundo da tecnologia e todos os perigos que o acompanham, a equipa Model Actuated Infinite Authenticator (MAIA), desenhou uma solução aos ciberataques com um autenticador de utilizador baseado em biometria, verificação de dispositivos e IA que analisa e identifica o utilizador.

O projeto Protégé formulou um protetor solar tecnológico e personalizado que oferece proteção UV combinando fotodetectores UVB/UVA com sensores ópticos. Contando com cerca de 288.000 mortes a nível global, esta iniciativa pretende proteger as gerações futuras do cancro da pele.

Como uma tentativa de otimizar os cuidados prestados a utentes, o projeto SafeCaring pretende otimizar o registo de atividades clínicas praticadas por profissionais de saúde a utentes, funcionando através de machine learning. Com este método verifica-se uma redução de cerca de 50% no tempo de registos.

A equipa Zenisort optou por criar uma ferramenta de organização de email, permitindo assim ao utilizador dar mais atenção a tarefas importantes. Com a utilização de Inteligência Artificial, o Zenisort personaliza a organização da caixa de entrada, dá prioridade a mensagens importantes, aumenta a produtividade do utilizador, entre outras funções.

Reconhecendo os desafios que a Geração Z enfrenta, o projeto exobig criou uma aplicação para fazer face a tais desafios e necessidades. A aplicação disponibiliza ferramentas para a gestão de hábitos saudáveis e metas que os utilizadores pretendam alcançar. Dispõe ainda de conteúdos e técnicas informativas sobre ansiedade, mindfulness, foco, resiliências, entre outros assuntos.

O projeto Lynx procurou criar uma alternativa aos sistemas auditivos miniaturizados, usando auriculares comuns, com foco nas pessoas que mostram dificuldades de adaptação ou financeiras. Oferecem 3 serviços, desde a APP, BOX ou GLASSES. A Lynx App permite criar perfis auditivos, ajustáveis a qualquer momento, em qualquer ambiente. A Lynx Box permite ampliar e compensar o som de qualquer aparelho, sendo TV, computador ou telefone. Os Lynx GLASSES, embutidos com auriculares de condução óssea, promovem o conforto e o controlo do cliente.

Date

6 of May of 2024

Partilhar